No dia 2 de junho de 1987, no Centro Educacional Azevedo Viana, reuniram-se 42 diretores de escolas do Município de São Gonçalo, e em face de algumas divergências com o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Rio de Janeiro, resolveram fundar a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE SÃO GONÇALO. 

A ideia na época, era que a Associação pudesse defender os interesses das escolas particulares no âmbito de nosso município. O movimento foi organizado pelo Prof. Aurenildo Brito de Azevedo que foi eleito, em chapa única, como presidente. No mesmo dia foi aprovado o Estatuto da APEE/SG, e a partir de então a Associação passou a apreciar todas as questões das escolas, e assim levava uma tomada de decisão junto ao SINEPE/RJ.

Em 17 de setembro do mesmo ano foi autorizado, em Assembleia, o procedimento para se criar o SINEPE/SG, com o comparecimento de 87 escolas.

 
        Durante o mês de outubro foram realizados estudos e discussões para a elaboração de planilhas de custos das escolas, e para facilitar, deu-se início as reuniões por bairro da APEE/SG. 

Em 26 de abril de 1988, foi aprovada a criação do Sindicato, sendo definido que, tão logo houvesse a publicação no Diário Oficial, seria realizada a Assembleia para eleição da diretoria, assembleia essa que ocorreu no dia 25 de outubro, sendo eleita a diretoria encabeçada pelo Prof. Aurenildo Brito de Azevedo. No mesmo ano, foi homologado o Estatuto do SINEPE/SG pelo Ministério do Trabalho, passando, assim, a ser reconhecido como SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE SÃO GONÇALO.
 
        Durante a referida gestão, no ano de 1989, houve um momento muito especial, no qual o SINEPE/SG foi filiado à FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DAS ESCOLAS PARTICULARES (FIEP), atualmente FENEP (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ESCOLAS PARTICULARES).
 
        No dia 3 de outubro de 1991, em terceira gestão, o Prof. Luiz Carlos Prestes Pinheiro foi eleito presidente, e no decorrer de sua gestão, mais precisamente no ano de 1993, foram adquiridas, e devidamente quitadas, três salas no Centro Empresarial São Gonçalo para a localização da sede, com o fim de oferecer um melhor atendimento aos Associados.

No dia 4 de outubro de 1994 foi eleito o Prof. Vicente Wagner Costa Corteze quando, no ano de 1996, foram adquiridas e devidamente quitadas mais três salas no mesmo local, sendo realizadas obras, como a construção de um confortável auditório para que os associados tivessem um espaço apropriado para a realização de assembleias e reuniões.
 
        Na eleição do dia 9 de outubro de 1997 foi eleito o Prof. Aurenildo Brito de Azevedo, que teve a prorrogação do mandato de sua diretoria oficializado em Ata de Assembleia do dia 17 de setembro de 1999 até o ano de 2001. Entretanto, o referido presidente afastou-se do cargo, assumindo no período de maio a dezembro de 2000, a Prof ª. Corina de Almeida Maia Laffitte. Prof. Aurenildo retornou à presidência pelo o período de dezembro de 2000 a novembro de 2001, sendo reeleito em 18 de setembro de 2001, porém no dia 27 de dezembro do mesmo ano, afastou-se novamente, assumindo no período de dezembro de 2001 a novembro de 2003, o Prof. Altivo Aleixo da Silva.
 
        Em 14 de outubro de 2003 o Prof. Altivo Aleixo da Silva foi eleito presidente, sendo reeleito por mais uma gestão, permanecendo no cargo até o mês de novembro de 2007. 

No dia 16 de outubro de 2007 foi eleito o Prof. Vicente Wagner Costa Corteze, sendo também reeleito por mais uma gestão, permanecendo no cargo até novembro de 2011.
 
        Em  26 de outubro de 2011 foi eleito o Prof. Rafael Pereira Siqueira, que preside a atual diretoria cujo mandato expirarou em novembro de 2013. Professor Rafael foi reeleito e é o atual presidente.
 
        Atualmente o SINEPE/SG possui as seguintes dependências: Secretaria (Administração), Sala da Presidência e Auditório, além de contar com os Departamentos Pedagógico e Jurídico, que ao longo desses anos de trabalho e dedicação, desenvolvem e apresentam atividades educacionais não apenas a seus associados, mas, também, ao Município de São Gonçalo e à EDUCAÇÃO como um todo, sendo que o SINEPE/SG é membro do Conselho Municipal de Educação.